A Tigelada é um doce conventual comum na região da Beira Baixa. Esta receita à base de ovos, leite e mel é confecionada tipicamente em Caçoulos – tigelas de barro.
A Receita original desta iguaria está atribuída ao Convento de Nossa Senhora da Graça de Abrantes. Diz-se que as freiras dominicanas do Convento da Graça ensinaram a receita a uma lavadeira que por lá prestava serviços. Por sua vez a lavadeira ofereceu a receita a uma amiga e, assim, a tigelada tornou-se num doce comum na região da Beira Baixa. É o doce mais típico de Proença-a-Nova.
Fonte da receita: Editorial Verbo
INGREDIENTES:
- 1 litro leite
- 7 ovos
- 2 colheres de sopa farinha mal cheias
- 400 g açúcar mascavado escuro
- 1 colher de sopa mel
- Azeite
- Raspa de casca de limão
PREPARAÇÃO:
1. Untam-se as tigelas de barro (de ir ao forno) ou um tacho de barro vidrado vermelho, com azeite e metem-se no forno bem quente.
2. Batem-se muito bem os ovos com o açúcar, o mel e a casca de limão. Esta fase da receita é normalmente manual para ser batida com força.
3. Em seguida adiciona-se a farinha e dissolve-se tudo com o leite. Sem retirar as tigelas/tacho de barro do forno e com a ajuda de uma concha, coloca-se lá a mistura.
4. Deixa-se cozer aproximadamente 60 min, até ficar com a consistência de pudim. Servem-se as tigeladas nas próprias tigelas/tacho de barro.