Rojões à moda do Minho, é um dos pratos mais tradicionais da cozinha portuguesa. É confecionado com ingredientes diversos, que lhe dão um colorido e aparência peculiar, começando pela carne de porco cortada em cubos – designados rojões – tripas enfarinhadas, chouriço, fígado e sangue.
No Minho, os rojões são tradicionalmente servidos com rodelas de limão e raminhos de salsa, sendo também acompanhados com arroz de sarrabulho, papas de sarrabulho ou arroz branco.
INGREDIENTES:
(para 4 pessoas)
- 800 g de perna de porco sem pele, mas com gordura
- 350 ml de vinho verde branco
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- sal e pimenta a gosto
- 3 colheres (sopa) de banha
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- 350 g de tripa enfarinhada
- 350 g de belouras
- 100 g de fígado de porco
- 100 g de sangue cozido
- 20 castanhas assadas (opcional)
PREPARAÇÃO:
Ponha a carne a marinar, durante 2 horas, com o vinho, os dentes de alho esmagados, o louro, sal e pimenta a gosto.
2. Leve a cozer em lume forte até o vinho se evaporar. Junte, então, a banha e, em lume brando, deixe cozer os rojões até alourarem bem. Junte, então, ao molho, o colorau dissolvido num pouco de vinho verde.
3. Retire um pouco da gordura de cozer os rojões para uma sertã e frite a tripa enfarinhada (cortada em pedaços de 3 cm a 5 cm), as belouras (cortadas em rodelas com 0,5 cm de espessura), o fígado e o sangue cortados em fatias.
4. À medida que os ingredientes vão fritando, junte-os aos rojões, a fim de se manterem todos quentes. Junte igualmente as castanhas assadas, descascadas.
5. Sirva os rojões numa travessa com batatas douradas, em cubos, enfeitando com rodelas de limão e um raminho de salsa.