Em Portugal, são dezenas os pratos que se confecionam com sangue, mas é no Minho que o arroz de cabidela de frango ou "Pica no chão", como alguns lhe chamam, é mais tradicional.
Para uns, o segredo está no frango caseiro, para outros está no sangue, para outros tantos o segredo está nos potes de ferro onde é cozinhado e que lhe dá um sabor único.
INGREDIENTES:
1 frango caseiro partido em pedaços
azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 raminho de salsa
1 copo de vinho branco
6 colheres de sopa de polpa de tomate (facultativo)
sangue fresco do frango
vinagre de vinho branco q.b.
sal e pimenta q.b.
2 chávenas e arroz carolino
cominhos moídos q.b.
PREPARAÇÃO:
1. Coloque o azeite num tacho, juntamente com a cebolas picada, os dentes alho com a casca, a folha de louro e deixe alourar um pouco.
2. Junte o frango partido em pedaços, tempere com sal e pimenta, adicione a salsa picada, coloque a polpa de tomate se optar por usar, e regue tudo com o vinho branco, acrescente um pouco de água, deixe ferver e tape.
3. Em lume médio, deixe o frango a estufar lentamente até a carne ficar macia.
4. Coloque o sangue fresco numa tigela e acrescente cerca de 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre (depende se gosta ou não do travo do vinagre no arroz), e reserve.
5. Quando o frango estiver cozido, retire-o do tacho e deixe-o de parte tapado com papel de alumínio, para não perder o calor.
6. No tacho, acrescente água suficiente para fazer o caldo para cozer o arroz (para fazer um arroz malandrinho deve usar o triplo da água em relação ao arroz), assim que começar a ferver acrescente o arroz, retifique o sal e deixe cozer lentamente (lume baixo).
7. Assim que o arroz estiver quase pronto acrescente o sangue e os cominhos a gosto e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, desligue.
8. Coloque o frango numa travessa funda e vire o arroz em cima, ou se preferir coloque o arroz e depois o frango e sirva de imediato.
Receita de "Mãe cheiras a canela"
Bom proveito!