INGREDIENTES
150 g de açúcar
60 ml de água
5 ovos tamanho L
1 lata de leite condensado (375 grs)
1 lata de leite evaporado (use a lata do leite condensado para medir)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
PREPARAÇÃO:
CARAMELO
1. Num tacho colocar o açúcar e a água. Levar ao lume médio e deixar ferver sem mexer. Se necessário, passar ocasionalmente os lados do tacho com um pincel embebido em água para a calda não cristalizar nessa zona.
2. Quando a calda começar a ganhar cor, misturar rodando o tacho e manter no lume até atingir o ponto caramelo claro.
3. Verter de imediato o caramelo para a forma, espalhar cobrindo toda a base e deixar arrefecer até endurecer – Forma redonda com cerca de 20 x 6 cm.
PUDIM
1. Numa taça colocar os ovos e o leite condensado. Bater até obter uma mistura homogénea.
2. Adicionar o leite evaporado, o extrato de baunilha e misturar bem.
3. Verter o preparado para a forma caramelizada passando por um coador. Cobrir a forma com folha de alumínio e pressionar as laterais para ficar bem tapada.
4. Colocar a forma numa assadeira e deitar água a ferver até cerca de 2/3 da altura da forma.
5. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 200 ºC cerca de 50 minutos ou até o centro ficar firme – Ao agitar levemente a forma o pudim vai balançar um pouco mas ficará mais denso depois de arrefecer.
6. Retirar o pudim do forno e do banho-maria e deixar arrefecer.
7. Para desenformar passar primeiro com uma faca afiada ao redor da borda da forma. De seguida virar com cuidado para um prato e levar ao frigorífico.
Notas:
1. O pudim pode ser colocado no frigorífico sem desenformar. Nesse caso para o desenformar, passar primeiro com uma faca afiada ao redor, mergulhar a forma em água quente cerca de 15 segundos e por fim virar para um prato.
2. O "leite evaporado" pode ser usado em substituição das natas na confeção dos seus doces, bolos ou cafés, para dar uma textura e sabor especial.