Bacalhau da Consoada |
Também conhecido como “Bacalhau com Todos”, esta receita não inspira nem necessita de grande inovação. A qualquer altura do ano traz a qualquer português o conforto da tradição, mas, é na consoada de Natal que o sabor da união dos ingredientes o torna tão especial. No dia 24 de dezembro, onde quer que esteja um português, qualquer que seja o fuso horário, o bacalhau será sempre o fiel companheiro.
Consoante a região, as couves usadas são diferentes e pode-se acrescentar o tão nortenho molho fervido de azeite e vinagre ou vinho.
INGREDIENTES:
(4 pessoas)
4 lombos de bacalhau demolhado (ou postas grossas)
batata
cenoura
couve portuguesa (penca)
4 ovos
azeite q.b.
2 dentes de alho ou 1 cebola
vinagre ou vinho q.b.
sal q.b.
PREPARAÇÃO:
1. Coloque o bacalhau num tacho e adicione agua suficiente para cozer o bacalhau. Leve ao lume e coza por 7 minutos em lume forte; retire e reserve (coloque num recipiente pré aquecido e cubra com um pano para manter quente).
2. Use a agua de cozer o bacalhau para cozer os legumes. Acrescente a água necessária, retifique o sal e leve a cozer as batatas em metades ou quartos, as cenouras e as couves (que devem entrar no tacho quando a água estiver em fervura); retire e reserve.
3. Prepare os ovos cozidos, um por pessoa.
4. Disponha numa travessa grande ou em recipientes separados e sirva de imediato para que seja servido bem quente. Acompanhe com azeite e vinagre simples ou com molho fervido à parte.
Preparação do molho fervido
Leva-se ao lume uma porção de azeite – cerca de 0,5 dl por pessoa – com alguns dentes de alho abertos ao meio. Quando levantar fervura, retira-se do lume e junta-se um pouco de vinagre a gosto. Serve-se numa molheira.
Preparação do molho fervido com cebola
Leva-se ao lume uma porção de azeite – cerca de 0,5 dl por pessoa – com um pouco de alho picado e cebola cortada em rodelas, lascas ou cubos. Tempera-se com sal e um pouco de pimenta. Deixa-se ferver até que a cebola esteja cozinhada (translucida).
Quando a cebola estiver cozida, retira-se do lume e junta-se um pouco de vinagre a gosto.
OU
Quando a cebola estiver cozida, acrescenta-se um pouco de vinho, deixa-se ferver durante um minuto. Serve-se numa molheira.
Nota: Quantidade de vinagre ou vinho, na porção 2 colheres de sopa por 2,5 dl de azeite.
Boa consoada e bom apetite!
Imagem/Foto: DR