As 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa


As 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, organizadas em sete categorias (entradas, sopa, marisco, peixe, carne, caça e doces) foram anunciadas em setembro de 2011.

As 7 Maravilhas da Gastronomia surgem na sequência da promoção do património histórico e natural de Portugal, através do programa das 7 Maravilhas de Portugal, em que os nomeados são votados pelo grande público.

O objetivo do certame foi o de divulgar e promover o património gastronómico nacional, tendo por base a gastronomia tradicional, refletindo a gastronomia das regiões que as representam bem como os componentes da boa mesa portuguesa.

Inicialmente foram apresentados 70 pratos, separados por categorias, que depois foram reduzidos a 21 finalistas. 

As 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa escolhidas foram as seguintes:
Entradas: Alheira de Mirandela e Queijo Serra da Estrela 
Sopas: Caldo verde 
Marisco: Arroz de marisco 
Peixe: Sardinha assada 
Carne: Leitão da Bairrada 
Doces: Pastel de Belém

1. Alheira de Mirandela

A norte do país, a região de Trás-Os-Montes é conhecida pelos seus deliciosos enchidos. Butelo, chouriço, farinheira e alheira são apenas alguns dos exemplos de produtos de fumeiro que se encontram nesta região.
A verdadeira maravilha da gastronomia portuguesa é a alheira de Mirandela, distinguida com a certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP)
Ao contrário de outros enchidos portugueses cujo principal ingrediente é a carne de porco, a alheira inclui carnes de outros animais como a vitela, o coelho, a galinha, o pato ou a perdiz, à qual se junta uma massa de pão. Os seus temperos incluem alho e especiarias variadas, como por exemplo o colorau.
A alheira é geralmente grelhada, assada ou frita e consumida como prato de entrada.

Sugestão de preparação: Alheira de Mirandela com grelos salteados

2. Queijo Serra da Estrela

O Queijo Serra da Estrela é originário da região centro do país, da Serra da Estrela, tal como o próprio nome indica. Este queijo amanteigado é produzido com leite de ovelha Bordaleira Serra da Estrela, flor de cardo e sal e tem um tempo de cura mínima de 30 dias.
A elevada qualidade deste produto tem vindo a merecer várias distinções com medalhas de ouro em competições internacionais, tendo recebido também a certificação de Denominação de Origem Protegida (DOP).


3. Caldo Verde

O Caldo Verde é uma sopa de couve-galega tradicional portuguesa. Desde sempre bastante presente na cultura portuguesa, este é um prato proveniente da região do Minho, sendo, atualmente, consumido em todo o país e considerado uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. Tradicionalmente, esta sopa nutritiva é preparada num pote de ferro e servida em tigelas de barro, geralmente acompanhada com chouriço e broa de milho.

Sugestão de preparação: Caldo Verde tradicional do Minho

4. Arroz de Marisco da Marinha Grande

Portugal é um país com uma forte ligação ao mar, o que se reflete na sua cozinha. Um perfeito exemplo desta conexão é o famoso Arroz de Marisco, um prato muito típico da gastronomia portuguesa que tem a sua origem na Praia da Vieira na região de Marinha Grande. Confecionado com camarões, lagosta, amêijoas e arroz carolino, o Arroz de Marisco é uma refeição perfeita para saborear à beira-mar.

Sugestão de preparação: Arroz de Marisco


5. Sardinha Assada de Setúbal

Embora a eleita tenha sido a Sardinha assada de Setúbal, a verdade é que a iguaria é consumida um pouco por todo o país. As sardinhas assadas na brasa são muito apreciadas pelos portugueses e por todos os turistas que visitam o país. Seja acompanhada com pão ou broa, a sardinha assada na brasa é um prato que não pode faltar à mesa durante o verão, sobretudo durante as Festas dos Santos Populares portugueses.


Sugestão de preparação: Sardinhas assadas


6. Leitão da Bairrada

A Bairrada é uma região da Beira Litoral que se estende entre Águeda e Coimbra até às praias do litoral atlântico português. É sobretudo famosa pelos seus vinhos brancos e espumantes e também pelo prato de leitão assado conhecido como Leitão à Bairrada ou à Mealhada

O Leitão da Bairrada é confecionado por diversos restaurantes especializados que todos os anos atraem milhares de apreciadores de leitão a esta região. A qualidade desta carne está relacionada com a raça do leitão, mas também com a forma como é confecionado. O tempero utilizado e a forma como assa lentamente no espeto, num forno a lenha, conferem ao Leitão da Bairrada um sabor único e delicioso.


7. Pastel de Belém

É um dos principais símbolos do país e uma das maiores referências da doçaria e gastronomia portuguesa.

Estes pastéis doces começaram a ser fabricados em 1837, em Belém, na cidade de Lisboa, de acordo com uma receita secreta do Mosteiro dos Jerónimos. Uma receita que até hoje se mantém e que apenas é conhecida pelos mestres pasteleiros da Fábrica Pastelaria Pastéis de Belém, o único local onde são confecionados os originais e deliciosos pastéis de Belém.

Há pessoas que os confundem com os pastéis de nata, cujos principais ingredientes são: gemas de ovos, açúcar e natas.




Nota: 

As iguarias eleitas foram as mais votadas de uma lista de 21 finalistas escolhidas por um painel de especialistas, que selecionou três pratos pelas categorias de entradas - pastéis de bacalhau, alheira de Mirandela e queijo Serra da Estrela, sopas - açorda alentejana, caldo verde e sopa da pedra, marisco - amêijoas à Bulhão Pato, arroz de marisco e xarém com conquilhas, peixe - bacalhau à Gomes de Sá, polvo assado no forno e sardinha assada, carne - chanfana, leitão da Bairrada e tripas à moda do Porto, caça - coelho à caçador, coelho à Porto Santo à caçador e perdiz de escabeche de Alpedrinha - e doces - pastel de Belém, pastel de Tentúgal e pudim Abade Priscos.

Imagem/logotipo das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa


Acompanhe as receitas 






DOÇARIA REGIONAL - em destaque



PRATOS TRADICIONAIS - em destaque


QUERO MAIS